Accueil Ernstrade Bourse Actualite Stock

plus500

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia Coelba
Exchanges: Sao Paulo

Até meados do século passado, o serviço de eletricidade na Bahia era prestado pelas prefeituras municipais e algumas companhias, inclusive uma estadual que atendia a Salvador e parte do Recôncavo. Em 28 de março de 1960, a Coelba foi constituída com a missão de fornecer energia para a arrancada do crescimento baiano. Então controlada pelo governo do estado, atendia apenas a 21 localidades.
Aos poucos, a Coelba foi incorporando os serviços prestados pelas prefeituras e demais concessionárias e, em 1977, atingiu a marca de 500 mil clientes.
Em 1981, foi inaugurado o edifício-sede, em Salvador, onde a empresa encontra-se instalada. Sempre buscando a qualidade e a satisfação dos seus clientes, em 1982, deu início à operação do sistema de atendimento telefônico ao consumidor. Com a energização de Mansidão e Butirama, em 1987, a Coelba passou a fornecer energia elétrica a todas as sedes municipais do estado da Bahia.
No início da década de 90, a empresa adotou a filosofia de gestão da Qualidade Total, voltando-se para modernização empresarial e para a busca da satisfação plena dos seus clientes. Em 1993, destacou-se como a primeira concessionária de energia da América Latina a construir uma subestação totalmente digitalizada, a SE Candeal, localizada em Salvador.
A Coelba foi privatizada em 31 de julho de 1997. Ao preço de R$ 1,73 bilhão de reais, o consórcio Guaraniana S.A., composto pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), o Banco do Brasil Investimentos e a Iberdrola, adquiriu a concessão da distribuidora de energia elétrica baiana. A partir de outubro de 2004, com o objetivo de destacar o foco de seus negócios, direcionado para a qualidade de serviços, resultados e rentabilização de ativos, a holding passou a chamar-se Neoenergia.

 

http://www.coelba.com.br/


Copyright  2010  Ernstrade.com